top of page

A busca implacável pela perfeição: o desafio do perfeccionismo clínico


O perfeccionismo clínico é uma tendência em algumas pessoas para buscar a perfeição em tudo o que fazem, mesmo quando essa busca pode ser prejudicial à sua saúde física ou mental. Essa busca implacável pela perfeição pode levar a altos níveis de estresse, ansiedade e depressão, bem como a problemas de saúde relacionados, como transtornos alimentares, insônia e esgotamento.


O perfeccionismo clínico é considerado um problema de saúde mental, que muitas vezes requer tratamento para ajudar a pessoa a lidar com seus pensamentos e comportamentos perfeccionistas. Algumas formas comuns de tratamento incluem terapia cognitivo-comportamental, medicação.


As pessoas que sofrem de perfeccionismo clínico muitas vezes sentem que nunca são boas o suficiente, e podem ter medo de falhar ou ser criticadas. Eles podem estabelecer metas impossivelmente altas para si mesmos e sentir-se profundamente frustrados e desapontados quando não conseguem alcançá-las. Eles podem ter dificuldade em delegar tarefas ou trabalhar em equipe, pois acreditam que ninguém pode fazer as coisas tão bem quanto eles.


Portanto, o perfeccionismo clínico pode impedir as pessoas de desfrutar plenamente suas vidas e realizar seus objetivos, pois estão constantemente preocupados com a possibilidade de falha. Se você está lutando com o perfeccionismo clínico, é importante procurar ajuda profissional para que possa aprender a lidar com seus pensamentos e comportamentos perfeccionistas e encontrar um caminho saudável para a realização pessoal.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page