top of page

Divórcio ou Não Divórcio, eis a questão!

Foto do escritor: Heitor G. FagundesHeitor G. Fagundes

Ricardo, um homem de 40 anos, estava em meio a uma crise existencial. O casamento, antes um porto seguro, se transformara em um mar revolto de desentendimentos e silêncios carregados de mágoa.


A decisão de se divorciar ou não o atormentava dia e noite. Se, por um lado, a separação lhe causava medo do desconhecido e da solidão, por outro, permanecer na relação lhe parecia uma lenta e dolorosa asfixia.


A pressão social, tão presente na vida de um homem de sua idade, o esmagava com o peso da culpa e do fracasso. Afinal, ele havia sido criado para ser o provedor, o pilar da família, e a ideia de um casamento desfeito o assombrava como um fantasma. As noites mal dormidas se tornaram frequentes, preenchidas por um turbilhão de dúvidas e incertezas.


Em meio a esse turbilhão emocional, Ricardo se deparou com um texto do Pathwork sobre a tomada de decisão. Intrigado pela promessa de encontrar respostas para suas angústias, ele decidiu mergulhar naquele texto.

A palestra, com sua linguagem simples e profunda, o tocou como um bálsamo em uma ferida aberta.


A mensagem central do Pathwork ecoou em seu coração: a importância de tomar decisões maduras e conscientes. Até então, Ricardo havia se deixado levar pela intempérie de seus sentimentos, sem analisar as consequências de suas escolhas. A palestra o instigou a encarar de frente as alternativas, a pesar os prós e os contras de cada decisão, aceitando que, em cada caminho, haveria um preço a pagar.


Como aprendeu que sua mente poderia enganá-lo e faze-lo buscar uma "solução mais cômoda", buscou ajuda e passou a analisar seu casamento de forma mais objetiva.


Ele listou os benefícios e as desvantagens de permanecer na relação, bem como as implicações de um divórcio. Percebeu que se apegava à ilusão de que poderia ter todas as vantagens sem arcar com as desvantagens. Compreendeu que, ao evitar tomar uma decisão, estava, na verdade, "fraudando a vida", adiando o inevitável confronto com a realidade.


O estudo o fez enxergar que a ambivalência que o paralisava - entre o desejo de permanecer no conforto do conhecido e a necessidade de buscar a felicidade autêntica - era um obstáculo para seu crescimento pessoal e até espiritual. Ricardo entendeu que a comodidade de evitar a decisão o mantinha aprisionado em um ciclo de sofrimento e estagnação.


Ao reconhecer o "preço" de cada decisão, Ricardo sentiu-se mais forte e confiante para seguir em frente. A partir daquele momento, a decisão, antes paralisante, tornou-se libertadora. Ricardo compreendeu que, independentemente do caminho escolhido, o mais importante era assumir as rédeas de sua vida com responsabilidade e maturidade e foi isso que fez.





História criada a partir a realidade conhecida de muitas pessoas, homens e mulheres, e da palestra 032 do Pathwork®.


Mais informações e todas as palestras do Pathwork estão disponíveis em www.vhterapias.com.br/pathwork.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


©2025 by Vanessa & Heitor Terapias e Desenvolvimento Humano
Online para o mundo (Online Worldwide) 

Butantã, São Paulo SP

cel/whats: +55 11 970.866.906

  • YouTube
  • Instagram
  • linkedin

Obrigado pelo envio!

bottom of page