top of page

Descubra o caminho para uma carreira mais gratificante: A minha jornada de engenheiro a terapeuta.

Atualizado: 24 de mai. de 2023

Olá gente, bom dia. Hoje senti de contar um pouco sobre a minha transição de carreira. Espero que possa te inspira e ajudar se você as vezes fica com este pensamento de mudar de trabalho uma vez ou outra na cabeça.


Em 2011, comecei a questionar minha vida profissional. Na época, eu tinha 38 anos e acordei com uma frase em mente: "Vou começar a me preparar para o Homem que eu quero ser aos 40." Na superfície, parecia que eu tinha tudo o que precisava para ser feliz. Eu era casado com minha primeira esposa, tinha dois filhos, uma casa confortável e trabalhava em um emprego que considerava incrível na CISCO, uma das maiores empresas multinacionais do mundo.


Eu ganhava um salário alto, viajava duas vezes por ano para o exterior, acompanhando clientes da área de saúde em eventos e visitas à matriz. Contribuí para que a empresa compreendesse melhor a aplicação de tecnologia da informação na área da saúde, e até conseguimos aprovar um projeto de doação de um sistema de Telemedicina para o estado de Sergipe. Tudo parecia perfeito, certo? Mas algo estava faltando na minha vida, algo que eu não conseguia identificar na época.


Decidi começar a buscar terapias e outras formas de autoconhecimento para compreender melhor esse vazio que sentia na alma. Explorei meditações, participei de cursos e formações até que, no final de 2013, um livro chamado "Não temas o mal", do Pathwork, caiu nas minhas mãos. Esse livro, com sua profundidade e clareza excepcionais, conseguiu tocar meu coração de forma única, mesmo eu sendo uma pessoa extremamente racional. Foi nesse momento que comecei a estudar e me formar nessa metodologia, pela qual me tornei apaixonado.


Outro momento marcante ocorreu em 2015, durante um workshop de terapia corporal. Foi nesse instante que senti, vindo do fundo do meu coração, que o que eu realmente queria ser na vida era um terapeuta! Essa sensação não deixou espaço para dúvidas. Entretanto, nem sempre a clareza do que realmente queremos vem imediatamente, e é por isso que as pessoas frequentemente enfrentam tantas dúvidas quando pensam em fazer uma transição de carreira.


Curiosamente, em 2015, surgiu a oportunidade de deixar a CISCO e me tornar sócio de uma consultoria de TI em Saúde chamada FOLKS, juntamente com o Dr. Claudio Giulliano. Tive a honra de trabalhar com ele na introdução de um modelo internacional de informatização em dezenas de hospitais, com o objetivo de melhorar o atendimento à saúde por meio da tecnologia. Foram anos maravilhosos e realizamos projetos incríveis. Hoje, sinto muita gratidão por ter trabalhado com o Claudio e um enorme orgulho ao ver a FOLKS crescer.


Paralelamente, continuei em busca de conhecimento. Em 2016, fiz minha primeira formação como terapeuta na área de sexualidade e relacionamentos. Tornei-me psicoterapeuta e terapeuta corporal em 2017, e instrutor de Mindfulness clínico no mesmo ano. Comecei a atender e 2018 que comecei meu doutorado.


No final de 2017, chegou o momento de assumir minha nova carreira de vez. Deixei a FOLKS e, desde janeiro de 2018, sou 100% terapeuta. Lembro-me até hoje do medo que senti ao pousar em São Paulo após minhas férias, pensando: "Agora é pra valer!"


Desde então, enfrentei muitos desafios, mas também experimentei grandes alegrias. Cada obstáculo superado, graças ao apoio de amigos, professores e terapeutas, foi um degrau rumo ao aprendizado e uma confirmação de que realmente quero seguir essa carreira.


É importante que todos saibam que os percalços são testes de determinação. Eles mostram o quanto você realmente deseja seguir o anseio de sua alma. Mas também acontecem coisas boas. Cada novo cliente, cada sucesso, cada feedback positivo de alguém que se transformou graças ao meu trabalho fortalece minha confiança.


Por fim, tive uma grande alegria em 2021, quando conheci Vanessa, também terapeuta. Começamos a namorar e nos casamos. Unimos nossas empresas e criamos a VH Terapias. Essa união de almas compartilhando o mesmo sonho, ajudar as pessoas a cuidarem de seu bem-estar emocional e alcançarem seus sonhos, tem sido maravilhosa. Seguimos cheios de amor e alegria para servir cada vez mais.


Portanto, se você está pensando em fazer uma transição de carreira, estamos aqui para ajudar. Nada é mais gratificante do que trabalhar com aquilo que preenche a alma.


Aqui no blog tem 8 textos no nosso blog, abordando oito temas (ou passos) que acho importantes você considerar, como o tempo para sua transição, o tipo de apoio que você vai precisar, como lidar com seu trabalho atual e muito mais.


Aproveite!





60 visualizações0 comentário
bottom of page